Distritos

ÁGUA SANTA DE MINAS:


O topônimo de Água Santa tem origem no rochedo próximo da vila, onde nasce uma água cristalina, daí o nome que perdura desde os tempos mais remotos de sua existência.
Os seus primeiros habitantes foram os índios e escravos, mais tarde, foi Água Santa devidamente colonizada, destacando-se os proprietários das terras, fazendeiros, sitiantes e serviçais. As famílias Lazzaroni, Teixeiras, Dias Ferreira, Morais, Vasconcélos e Miquelot foram as primeiros a habitar a localidade e responsáveis pelo seu desenvolvimento na área da agricultura.
Com a descoberta da nascente, onde os seus primeiros habitantes ficaram encantados com o que viram, tiveram a idéia da construção de uma capela, que tem como padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde no início todos rezavam com muita devoção.
Hoje, o seu nome é Água Santa de Minas, distrito criado pela lei municipal nº 1.085, de março de 1994






CATUNÉ:


O distrito de Catuné, foi criado pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943.
O povoado foi conhecido anteriormente por Mata dos Crioulos, mais tarde recebendo o nome de Laginha.
O Topônimo “Catuné” é de origem indígena, apelido que os índios da época deram ao Padre Antônio Gonçalves Nunes. Na língua indígena “Catuné” significa pessoa falante, que faz discursos e pregações, como o padre fazia sermões, era evangelizador e, um líder, os índios daquele local passaram a chama-lo de Catuné.
Na década de 40 os habitantes nativos, índios e imigrantes que vieram de diversas localidades batizaram o local com o nome próprio de “Catuné”, devido as pregações do Padre Antônio.
No dia 09 de fevereiro de 1884, o Padre Antônio Gonçalves Nunes faleceu, após o seu sepultamento a comunidade se reuniu para prestar a última homenagem ao grande pregador da época; denominando oficialmente aquele local com o nome de “Catuné”.
Na divisão territorial do Estado em 1943, o Município de Tombos foi aquinhoado com uma faixa territorial quando recebeu do Estado do Rio de Janeiro uma vasta área de terra conhecida como: Perdição, Fazenda do Banco e Alto Pinhotiba, devendo ser considerado que toda área recebida está localizada no distrito de “Catuné”.
Com a criação do Distrito em 1943, foi igualmente criado o Cartório de Registro Civil, o distrito de “Catuné” está situado na parte mais alta do Município com altitude de 600m, divisa com o município de Eugenópolis, onde a cultura predominante destaca-se a produção e o plantio de café, esta atividade agrícola tem sido a principal desde a formação do núcleo populacional.
O distrito de “Catuné” foi se desenvolvendo graças as famílias que se fixaram no local dando início a colonização e desenvolvimento.


 Para os visitantes, os principais atrativos do distrito são:

O balneário da igrejinha:balneario igrejinha
Com a chegada do verão o balneário tem grande visitação pela populaçao do catuné, dos moradores de água santa e mesmo de Tombos, o balneáreo também dispõe de cabana para eventos e segurança para os banhistas sendo que a profundidade da água mal passa de 1,2mt.



A Gruta da Pedra Santa:
A gruta formada de calcário rochoso possui, aproximadamente, 150 metros de profundidade. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer seu processo natural de fragmentação, que, ao longo do tempo, se desloca, sem que ninguém perceba. Os moradores das proximidades contam que nunca ninguém conseguiu assistir a uma pedra cair ou a esfacelar-se da grande rocha. Para os fiéis, o fenômeno é atribuído à proteção de Nossa Senhora de Lourdes.
Dentro da gruta caprichosamente lapidada pela natureza, foi erguido um altar em honra a Nossa Senhora de Lourdes. O grande salão com o altar recebe, anualmente, no terceiro domingo de julho, centenas de peregrinos de Tombos e de toda a região.



Fonte: Prefeitura de Tombos/MG


Nenhum comentário: