sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FESTA DO CAFÉ COM LEITE DE CATUNÉ - PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Como acontece todos os anos, a comunidade de Catuné em parceria com a Prefeitura Municipal de Tombos, EMATER-MG e outras entidades afims promovem entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro a Festa do Café com Leite, tradicional evento do distrito que exalta as principais atividades agrícolas existentes, contituídas da cultura do café (cafeicultura) e produção de leite (bovinocultura leiteira). A coordenação do evento esta com grande expectativa de público uma vez que os shows programados atendem a expectativa dos moradores e visitantes. A EMATER-MG vai organizar o Pavilhão Agrícola com mostra dos principais produtos , promovendo a participação dos agricultores familiares das comunidades rurais que constituem o distrito como Alto Catuné, Catuné, Igrejinha e Perdição. O Pavilhão de artesanato também será montado com mostra dos produtos artesanis do distrito. O tradicional torneio leiteiro será organizado em conjunto por uma comissão própria, sendo duas categorias (Livre e 25 quilos), sendo as ordenhas nos horários de 08:00 e 20:00 horas. Todas as atividades do evento terão premiação específica, com entrega prevista para domingo, no encerramento da festa.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IDEB APONTA AVANÇOS E RETROCESSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOSSA CIDADE

O IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade da educação básica (ensino fundamental) nos municípios brasileiros. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no censo escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep (unidades da federação) e a prova Brasil para os municípios. No quesito escola pública, séries iniciais de 1ª a 4ª série, Tombos obteve a nota 5.4, desempenho 15% superior a meta proposta, porém no quesito séries finais,  5ª a 8ª série para escolas públicas, a nota obtida ficou em 3.6, considerada 3% abaixo da meta fixada. Em relação ao estado, as escolas públicas de Minas Gerais apresentaram o melhor desempenho do país com nota 5.9., sendo que no ensino médio o desempenho de nosso estado fical estável com nota de 3.9, apenas 0,2 pontos acima da meta estabelecida.
Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.portalideb.com.br/




terça-feira, 14 de agosto de 2012

SAÚDE DE TOMBOS TEM BOA AVALIAÇÃO NO SISTEMA SUS

O Ministério da Saúde possui um índice capaz de verificar o desempenho do atendimento do SUS no Brasil denominado IDSUS - Indíce de Desempenho do Sus. Este índice verifica e acompanha o atendimento da saúde nos municípios, no que se refere a atenção básica, laboratorial, hospitalar, urgência e emergências. No ano 2011 o município de Tombos ficou com a nota 6,79, um desempenho consideradao muito satisfatório se levarmos em consideração a nota obtida pelos municípios vizinhos como Pedra Dourada (6,48), Espera Feliz (6,40), Faria Lemos (6,22), Carangola (5,88) e Porciúncula (5,60). O foco deste trabalho é o usuário do SUS em cada município brasileiro, servindo como importante subsídio na elaboração de políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade do atendimento.
Maiores informações podem ser obtidas no site: www.portalsaude.saude.gov.br

"cartão do sus ajuda a medir a qualidade do atendimento no Brasil"

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CRIADORES DO BLOG COMENTÁRIOS TOMBOS CONCEDEM ENTREVISTA NO PROGRAMA EMATER RURAL

Neste dia 10 de agosto, os criadores do blog "Comentários Tombos" concederam entrevista ao programa "Emater Rural" que vai ao ar todas as sextas feiras pela Jovem Rádio 104 FM. Na oportunidade os jovens Braulio Adenes e José Anderson esclareceram os ouvites sobre o trabalho que vem realizando a cerca de 9 meses, desde quando o blog foi fundado. Com cerca de 9 mil acessos o blog "Comentários Tombos" vêm se destacando na cobertura dos eventos realizados em Tombos, levando informação e entretenimento aos internautas. Os fundadores do blog também fizeram a avaliação dos eventos já publicados, formas de navegação na página e a oportunidade de apoio por parte das empresas da cidade, concluindo com agradecimentos ao público em geral. A entrevista foi realizada com Emerson Adriano Silva, Engenheiro Agrônomo da EMATER-MG que enauteceu o trabalho dos jovens como um exemplo de criatividade que deve ser seguido por todos.
É importante esclarecer que o blog 'Paixão pela cidade de Tombos" tem o blog "Comentários Tombos" como parceiro, pois entendemos que tudo que seja bom para nosso município é relevante e terá nosso apoio.

"Braulio Adenes, Emerson Silva e Deivison Monteiro após a entrevista na Jovem Rádio 104 FM"

sábado, 4 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012 - CAMPANHA ELEITORAL PROMETE SER UMA DAS MAIS TRANQUILAS DOS ULTIMOS ANOS

Através de um acordo fechado entre a justiça eleitoral e os partidos políticos, ficou definido os rumos da campanha eleitoral em Tombos para as eleições de 07 de outubro. As coligações não utilizarão carros de som para propaganda volante, uma vez que existem restrições na ocorrência do som em determinados locais da cidade e neste caso não seria viável o uso deste tipo de popaganda nos locais permitidos. Como existem 2 coligações para candidatura a prefeito foi liberado 4 comícios para cada parte, sendo 2 eventos em Tombos, 1 em Água Santa de Minas e 1 em Catuné. Quanto a exposição de faixas, continua liberado dentro das normas específicas para cada local onde a propaganda será exposta. A propaganda virtual em sites e blogs também esta liberada e já acontece com certa frequência nas redes sociais. Apesar da campanha ser mais "silenciosa" a população aprovou a decisão, o que permitirá um maior contato pessoal com os candidatos para verificação das propostas de trabalho.