segunda-feira, 18 de junho de 2012

FESTA DA BROA NO CATUNÉ

A comunidade do distrito de Catuné em parceria com diversos colaboradores e patrocinadores anunciou oficialmente a realização da Festa da Broa no próximo sábado, dia 23 de junho, em comemoração ao dia de São João. O evento é tradicional no distrito e conta com a participação da comunidade na distribuição de broa aos convidados e público presente. Também como acontece todos os anos a tradicional passagem com os pés descalços pelas brasas da fogueira à meia noite, um ato de fé e sacrifício para agradecer por graças alcançadas. Neste ano algumas inovações estarão sendo realizadas no resgaste das tradições folclóricas e culturais como a apresentação do Caxambu que é uma dança de terreiro, originária da Africa e trazida para nossa região pelos escravos. Haverá diversas outras  atrações como show de forró, comidas típicas e muito mais.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

CHEGOU O MÊS DE JUNHO - MÊS DAS FESTAS JUNINAS - "BÃO DIMAIS SÔ !! "

As festas juninas surgiram no período pré-gregoriano, em comemoração a grande fertilidade da terra. Estas festas eram conhecidas como "joaninas", que segundo as escrituras bíblicas, batizavam as pessoas para purificá-las esperando a vinda de Jesus. Com o passar dos anos as festas juninas passaram a incorporar as comemorações de santos da igreja católica, sendo, Santo Antônio, no dia 13, São João, dia 24 e São Pedro no dia 29. Aos poucos foram sendo difundidas em todo Brasil, tornando-se parte de nossa cultura. A tradicional fogueira foi introduzida pelo fato das festividades serem  realizadas num mês de muito frio, com o objetivo de aquecer os festeiros e espantar os maus espiritos. A quadrilha tem origem inglesa e foi trazida para o Brasil pelos Portugueses, isto explica o fato dos passos puxados serem "anarriê, avancê, tour, etc.". Os fogos são uma tradição chinesa e as comidas típicas se devem ao fato do mês de junho ser a época da colheita do milho, justificando os pratos típicos como canjica, bolo de milho, curral, pé de moleque, entre outras. O casamento caipira foi uma inovação Brasileira onde o enredo busca divertir o público com um casamento arranjado entre a noiva grávida e o noivo que quer fugir do compromisso. Este aspecto caipira dos personagens procura fazer uma sátira ao jeito caipira de viver de forma exagerada, porém extrovertida.
Em Tombos como acontece todos os anos as festas juninas acontecem por toda a cidade, sendo que a Secretaria Municipal de Educação já divulgou as respectivas datas e locais de realização dos evento nas escolas da rede municipal de ensino:

DIA 01 DE JUNHO: ESCOLA MUNICIPAL MARIETA GUARÍGLIA BRAVO
                             PRÉ ESCOLAR PINGO DE LUZ (CATUNÉ)
DIA 06 DE JUNHO: ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIO SOARES
DIA 06 DE JULHO: CENTRO EDUCACIONAL OLÍVIA QUINTÃO
                             E.E. ILKA CAMPOS VARGAS
DIA 18 DE JULHO: ESCOLA MUNICIPAL SAVINA LAZARONI (ÁGUA SANTA DE MINAS)